terça-feira, 31 de março de 2009

Luz na Câmara em ação


QUARTO RELATO

No dia 30 de março a reunião da Câmara durou exatas duas horas. Uma chuva fria e fina tornou-se obstáculo para preenchimento do Plenário a contento. Apenas os três expectadores sem falta: Sra. Raquel, eu e Gilson. O vereador Juninho faltou aos trabalhos.
A leitura da Ata durou onze minutos e Zezinho Boaron absteve-se em aprová-la, pois não chegou a tempo de ouvir toda a leitura, também se esperou apenas dez minutos de tolerância.
Foi feita leitura de sanção do Executivo a respeito da utilização de psicólogos no Ensino Municipal.
Pôs-se em debate e foi aprovado, pedido de Erick, relativo à concessão de Título de Cidadão Honorário de Goiandira ao Deputado Federal Rubens Otoni, expoente do PT goiano, cotado à governadoria estadual, pelos serviços prestados ao Município, principalmente na área da Educação com bolsas de estudos.
“O Titulo de "Cidadão Honorário" é outorgado por uma Câmara Municipal à pessoa física que não seja nascida na localidade e que notoriamente tenha prestado serviços no campo das atividades científicas, educacionais, culturais, esportivas, administrativas, religiosas, políticas e que tenha se distinguido de forma notável ou relevante, contribuindo, direta ou indiretamente, para o progresso e desenvolvimento do Município e para o bem-estar da coletividade.”
Também, por iniciativa do Professor Erick, foi fixada a data do dia 7 de abril, às 19 horas, na Câmara, para uma Audiência Pública sobre o Piso Nacional da Educação.
Clodoaldo apresentou requerimento, devidamente aprovado, a respeito de um transporte, duas vezes por semana, para beneficiar os moradores do Povoado do Veríssimo. A população do povoado foi barrada pelo Ministério Público de utilizar o transporte escolar. Zezinho acorreu de que poderia também verificar uma iniciativa privada de transporte com subsidio da Prefeitura. Gilberto Leiteiro salientou a dificuldade de, como motorista de ônibus, ser impedido de dar carona a um trabalhador braçal, em meio do caminho, com uma enxada nas costas.
Foi anunciada a eleição para composição de cinco membros do Conselho Tutelar local a ocorrer no dia 26 do corrente, conselho este encabeçado por Pedro Gilberto.
Erick ainda salientou a necessidade de se iniciar uma luta no sentido de buscar pra Região uma Delegacia da Mulher. Com início de debates é que se inicia um processo, exatamente como começou em Valparaíso, palavras de Erick.
Nas indicações verbais o Professo Erick cobrou o nome do Governo Federal nas placas das obras das quais tem participação, bem como o nome correto de Lula nas obras inauguradas.
Gilberto Leiteiro pediu para que se suavizem mais os quebra-molas, pois alguns estão, mesmo em baixa velocidade, pegando no assoalho dos carros.
Clodoaldo pediu para que fosse feito uma drenagem melhor na sua rua, bem como reparos nas calçadas, pois foram danificadas na feitura do asfalto.
Pedro da Ambulância discorreu sobre a necessidade de se adequar, com brevidade, um local para que carroceiros deixem o lixo, tipo entulho. Clodoaldo complementou para que se tenha o maior cuidado com o meio-ambiente na implantação da idéia.
Erick ainda indagou sobre a composição do Conselho da Mulher e do Idoso, no que Clodoaldo disse estar em andamento o Conselho do Idoso e que, logo após, iniciar a formação do Conselho da Mulher.
Erick também pediu para que se convide o Curso de História da UEG para viabilizar o arquivamento de documentos públicos na Câmara e Prefeitura. Sendo este um serviço gratuito e que rende pontos àquele departamento universitário.
Houve ainda, nas considerações finais, certo desencontro de idéias entre Zezinho e Érick, mas nada que solapasse a edificação de uma democracia clara e evidente.

1 comentários:

Anônimo disse...

CADÊ O GETO? E de novo Erick voce preoculpado com os Goianderenses,louvavel suas intenções e que elas tornem-se realidades!Voce esta fazendo jus ao seu salario.Va em frente,DEUS E COM VOCE.

Postar um comentário