quinta-feira, 2 de abril de 2009

JESUS BARRABÁS


NÃO ACREDITEM EM MIM

Existem muitas pessoas que se julgam habilitadas à interpretação de pensamentos ou palavras de outrem na proporção exata de como no Brasil existem mais de cem milhões de técnicos de futebol.
É um direito de cada um interpretar, mas desde que não tome como sendo tal interpretação como a verdadeira.
Arquimedes, grande matemático, uma vez filosofando sobre a força de uma alavanca, disse a seguinte frase: “Dê-me uma alavanca e moverei o mundo”. Outro, seguindo o raciocínio do mestre Arquimedes, calculou que tamanho deveria ser tal alavanca, considerando o planeta Terra como o mundo, a lua como ponto de apoio e a força de um homem atuando no extremo da resistência da Terra. Não sei precisar o resultado, mas esta alavanca seria um eixo do Sistema Solar.
Coisas de malucos e nos quais eu me incluso. A frase do Cristo: “O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão”; serviu-me para inspiração de uns cálculos.
Considerando que as palavras de Cristo, por ser Deus e Homem, ao saírem de sua boca, há mais dois mil anos, tenham tido uma trajetória retilínea, além de ter se propagado no vácuo, na velocidade do som, elas estariam a cento e quarenta e quatro sóis de nós. Então se viajássemos até este ponto do Universo ainda ouviríamos seus conselhos ou verdades.
Pra conferir o cálculo considere a velocidade do som em trezentos e quarenta metros por segundo, a data de 1º de abril de 2009 como limitador e a distância de um sol equivalente a oito minutos e dezenove segundos luz e, claro, o segundo luz igual a trezentos mil quilômetros.
Numa análise de linguagem pode ser que Marcos não tenha transcrito toda a frase, pois como era ainda muito jovem, não deu tanta importância ou não tenha ouvido enquanto distraído com o povo à sua volta. Mateus deu uma manipulada na frase endereçando-a às tribos judias e Lucas, o mais letrado, bem mais tarde, tenha dado preferência em copiar Marcos, o mais inocente, mas com algumas diferenças.
Ainda arrisco-me a completar o versículo famoso de Cristo da seguinte maneira: ... mas minhas palavras não passarão AO CORAÇÃO DO HOMEM.
Os três textos são transcritos abaixo, originados da Bíblia on line do endereço http://www.catolicanet.com e, apesar de santos homens, os envolvidos, a mensagem não é idêntica.
A única certeza que se tem é que a cada transcrição todo texto vai sendo alterado e, os evangélicos, por exemplo, têm uma outra tradução posterior e que pode estar também ainda mais alterada.

Marcos, capítulo 13

26 Então verão o Filho do homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória. 27 Ele enviará os anjos, e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu. 28 Compreendei por uma comparação tirada da figueira. Quando os seus ramos vão ficando tenros e brotam as folhas, sabeis que está perto o verão. 29 Assim também quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o Filho do homem está próximo, às portas. 30 Em verdade vos digo: não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. 31 PASSARÃO O CÉU E A TERRA, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO. 32 A respeito, porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu nem mesmo o Filho, mas somente o Pai. 33 Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. 34 Será como um homem que, partindo em viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. 35 Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, 36 para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo.

Mateus, capítulo 24



30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem. Todas as tribos da terra baterão no peito e verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu cercado de glória e de majestade. 31 Ele enviará seus anjos com estridentes trombetas, e juntarão seus escolhidos dos quatro ventos, duma extremidade do céu à outra. 32 Compreendei isto pela comparação da figueira: quando seus ramos estão tenros e crescem as folhas, pressentis que o verão está próximo. 33 Do mesmo modo, quando virdes tudo isto, sabei que o Filho do Homem está próximo, à porta. 34 Em verdade vos declaro: não passará esta geração antes que tudo isto aconteça. 35 O CÉU E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO. 36 Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai. 37 Assim como foi nos tempos de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem. 38 Nos dias que precederam o dilúvio, comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39 E os homens de nada sabiam, até o momento em que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim será também na volta do Filho do Homem. 40 Dois homens estarão no campo: um será tomado, o outro será deixado.

Lucas, capítulo 21


28 Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação. 29 Acrescentou ainda esta comparação: Olhai para a figueira e para as demais árvores. 30 Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. 31 Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. 32 Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. 33 PASSARÃO O CÉU E A TERRA, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO. 34 Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso. 35 Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra. 36 Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem. 37 Durante o dia Jesus ensinava no templo e, à tarde, saía para passar a noite no monte chamado das Oliveiras. 38 E todo o povo ia de manhã cedo ter com ele, no templo, para ouvi-lo.

Diante estes três textos podemos tirar milhões de conclusões matemáticas, físicas, lingüísticas, morais ou até uma rotina para a vida. O médico, no último versículo, relata que o povo ia de manhã cedo ao templo para ouvir Cristo. Acredito que também devêssemos agir assim. Missas ou cultos ou estudos acontecem normalmente à noite e o máximo que podemos fazer é pedir perdão pelos erros cometidos durante o dia. Se a gente encontrar com o Cristo pela manhã, todos os dias, certamente que não pecaremos.
Eu tento todos os dias, ao acordar, levar Cristo pelo braço junto comigo, mas antes mesmo do café, já o abandonei no banheiro, Ele é Cruz.

1 comentários:

Anônimo disse...

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder do saber que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. .

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ.

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

Postar um comentário