domingo, 22 de março de 2009

Diário de um Poeta - Capítulo Terceiro

Esta seqüência de poesias é do tempo de aprendiz de aprendiz, agüenta firme que vai melhorar.

APRECIADOR ATRASADO

Quando para a escola ia,
Oh! Meu Deus que alegria!
Eu ia apreciando...
E o caminho decorando

Passava perto da igreja,
Era uma beleza.
Passava defronte um bar,
Alegre, me punha a cantar

Eram belas canções
Que minha mãe me ensinou!
Cantávamos como ninguém,
Porque mais ninguém as cantou...

Passando pelo mato,
Via seu verdume,
E passando pelo lago,
Via o seu cardume!

O sol nascia!
Linda nascente!
O sol iluminava
A minha mente...

Lembrei que tarde já estava,
E corri assustado!
O tempo não dava,
Cheguei atrasado.

Fui à professora falando:
Deixe me entrar...
Não deixou; estava me castigando...,
Pois todo dia eu chegava àquela hora,
Mas, Meu Deus, foi a primeira vez
Que ela mandou-me embora?

...

IDÉIA NEGATIVA

Na época de Natal, os meninos ricos,
Lá fora, engrandecem de alegria!
E eu, aqui dentro, tristinho,
Desabo a chorar baixinho...

Meu pensamento vazio
Começa a se encher...
...Surge a idéia de posse!
Bum... Tudo desaparece

Deus tirou naquele momento
A idéia de roubo mesquinho.
Tudo começa de novo:
...Vou chorar no meu cantinho...

...

ALEGRIA E POESIA

Naquele recinto distante,
Ouvem-se gritos de salvas e vivas;
Alguém neste instante,
Comemora uma data festiva?

É noite enluarada,
Tudo e todos se manifestam.

Enquanto procuram se alegrarem
Eu faço a poesia...
Se eu a faço de noite,
Não tive tempo de dia.

...

A VIDA

Na vida pensas que és o maioral,
Porque na sociedade tem valor,
Pois eu acho muito maior
Um mendigo que tem amor

Dinheiro aqui na Terra,
Compra quase tudo que quiser;
Só não compra o amor,
Porque só o tem, quem o bem quer

Não sejas exibido
Se na vida não lutou
Para ganhar o pão;
Que de seu pai herdou.

Dinheiro... Dinheiro!...
É por isso que o pobre luta
E trabalha o mês inteiro!

Na luta pela sobrevivência, no Paraíso,
Vence quem tem alma, amor e caridade
Os orgulhosos não vencem,
Porque vivem na ambição e maldade!...

...

TEU CAMINHO É INCERTO

Antes de tudo morrer,
Antes de tudo acabar,
Eu tenho ainda que te avisar
Melhor que eu não vais encontrar
Ninguém vai te suportar
Como eu te suportei
Teus luxos e vontades
São coisas pra rei
Onde despertaste essa fome
Juro que não sei
Tento puxar-te para estrada
Mas tua vida é um conto de fada
Onde os caminhos têm que ser encantados
E que se anda estando parado.
As paradas devem ser divertidas
Como as arenas em nosso passado.
Nesta estrada sem rumo
Não ficam pegadas para voltar
Não tem nem mesmo esquina
A sina é continuar.
Todo seu gosto hipócrita
Irá se realizar
Não haverá coisas novas
Para um sádico sorriso arrancar
Teu castelo de pedra
Vai se arruinar
Todas as riquezas
Valor algum terá.
Mude seu jeito de ser
Mude seu modo até então vivido
Para não se procurar
Quando notares que estás perdido
Espero que não seja preciso
Outro te avisar
Que seguir é proibido,
Mas que se pode burlar.
Deus te deu a vida
Para fazeres o que bem entender,
Mas na hora suprema
Ele sabe o que fazer.

0 comentários:

Postar um comentário