terça-feira, 17 de março de 2009

Abuso de autoridade?


Luz na Câmara em Ação – Segundo Relato

Após a última reunião da edilidade goiandirense, no transcorrer da semana, fatos extraordinários aconteceram, o que permitiu um levante de parte populacional interessada na assembléia ordinária do dia dezesseis.
A presença inesperada de tantos fez com que o plenário, com sua centena de lugares, se tornasse pequeno. Uma caravana de democracia será sempre bem sucedida, ainda mais que lampejos de cidadania podem tornar-se palco de uma luminosidade sem fim.
Dentre crianças e idosos perambulava até o mais fiel amigo do homem que encontrara a porta aberta. Nico, um habitante espirituoso e oportunista, disse-se responsável pelo movimento por ter convidado tantas pessoas. Sinvaldo, aquele que está em todo lugar, também lá comparecera.
O motivo do alvoroço na Câmara foi porque o professor Erick, na quarta-feira anterior, adentrou a Escola Municipal intempestivamente, munido de máquina fotográfica, e gravou cenas de toda a escola sem sequer pedir licença.
O início da reunião deu-se às 19h20, novamente sem as presenças dos membros do PT, mas decorridos cinco minutos de leitura da Ata de seis laudas, o Vereador Professor Erick pôs-se à mesa e transcorrido outros cinco minutos juntou-se à mesa também Zezinho Boaron.
As primeiras vaias surgiram no ambiente quando discorrido na Ata o não reconhecimento da Tia Elza como Presidente de grupo da terceira idade em ato do Vereador Erick.
O Presidente Vino pediu moderação à platéia e prometeu conceder a palavra oportunamente à assistência, o que infelizmente não ocorreu.
Erick pediu para suspender a redação da ata, pois a mesma não o contemplava com as falas apropriadas. Solicitou, com grande louvor e oportunidade, à presidência da casa, que providencie a gravação do áudio das reuniões, uma vez que a transcrição de falas em Ata nunca será fidedigna, principalmente à forma do dito.
Uma gravação de áudio e vídeo, a meu ver, seria então de melhor alcance e o custo não é mais tão elevado.
O assunto “ata” gerou até não-concessão de aparte de Boaron a Erick.
Talvez uma cópia da ata devesse ser distribuída aos membros, com a devida antecedência à reunião, assim como os assuntos a serem tratados. Parece que todos são pegos de surpresa nas proposituras de cada parlamentar.
Os primeiros aplausos invadiram o ambiente quando Francelino disse que a Ata estava coerente com o ocorrido na sessão anterior.
Devido à celeuma da aprovação da Ata, Erick ainda ameaçou recorrer ao Ministério Público, além de ter proclamado receberem um bom salário para, inclusive, se necessário fosse, estender a reunião para além da meia-noite.
No expediente e votação foram discutidos vários assuntos. Dentre os quais destaco:
Antonio Raimundo, Preguinho, convocou uma visita com todos os poderes ao quartel da PM em Catalão para reivindicar rondas em Goiandira como reforço à PM local no combate às drogas, principalmente;
Preguinho, o doador de lotes, desta vez requereu um lote pra empresa Guardiã, empregadora de muitos goiandirenses;
Preguinho adentrou com requerimento querendo emplacar um desconto de 80% àqueles que se estão com IPTU atrasado, mas foi observado que descontos já são oferecidos. Uma medida mais coerente seria um recadastramento de imóveis, uma vez que os arquivos da prefeitura não estão atualizados com a realidade. Existem lotes pagando IPTU como vagos e edificações suntuosas já foram feitas;
Foi discutido também, pedido de Preguinho, sobre colocação de placas de proibição de estacionar próximo ao Bar do Zezinho, para facilitar o embarque coletivo. Opinaram outros vereadores sobre estender tal medida a todos os locais de embarque coletivo.
Francelino Jr. requereu a interdição automobilística da Rua Tiradentes nos finais de semana, principalmente devido ao fato de carros com sonorização exagerada atrapalhar o lazer daqueles freqüentadores do local;
Francelino Jr requereu uma sistematização de coleta de lixo de quintais;
Erick teve apreciado seus projetos de Lei a respeito da tolerância de espera em agência bancária e a instituição do Plantão de Farmácias;
Os cargos escolares comissionados, oriundos da liderança do governo, passaram por uma segunda votação e obteve o mesmo placar anterior de 5x3 a favor;
O espaço público destinado à terceira idade, causa de presença maciça da comunidade, foi novamente discutido, aprovado e aplaudidíssimo. Clodoaldo ressaltou ser apenas uma solução temporária, pois os idosos merecem mais e o Senado poderá aprovar em breve verbas para construção de uma sede mais conveniente;
Erick, o Representante do Governo Federal, explanou sobre os impedimentos da liberação de verba, algo a ver com a legalidade das instituições;
Erick requereu alteração no Regimento para que seja implantada a “Câmara Itinerante”, inclusive com realização de sessão em Veríssimo, além dos bairros urbanos.
Ainda foi aprovada a revitalização da quadra de esporte do Povoado de Veríssimo - requerimento de Gilberto Leiteiro;
Discutiu-se sobre a capacitação do motorista de ambulância em “Primeiros Socorros”. Acredito que habilitar um enfermeiro como motorista de ambulância seja mais conveniente.
O sistema de áudio da Câmara pode ser melhorado, principalmente os microfones. Apesar de insistentes pedidos da platéia, o Vereador Hugo Mariano, o Geto, nada falou além do “aprovo” obrigatório.
Nos pedidos verbais foram solicitados andamento do recapeamento asfáltico entre Goiandira e Catalão; colocação de bebedouros em locais de público como agência bancária, além de banheiros com placas indicativas; container para coleta de lixo rural e esgoto a céu aberto.
Nas considerações finais o Vereador Clodoaldo relatou a atitude inconveniente do Professor Erick em “invadir” a Escola Municipal e constranger professores, alunos e funcionários. Com atitude soberana e intrépida fotografou a escola de tempo integral, de mérito reconhecido até pelo ministro da educação de Lula, com intuito de denúncia de farsa e confinamento. Discorreu que o Professor Erick tenha achado um absurdo o número de merendeiras e relatou as quantidades de refeições servidas bem como o cardápio semanal. (Aplausos múltiplos)
Erick, no seu tempo, rebateu que tem autoridade pra entrar em repartições públicas e fiscalizar atos da administração pública sem que ofereça cumprimentos ou sorrisos aos funcionários e que era só “consultar o Dr Fernando, promotor”, sobre tal prerrogativa.
Erick iria mostrar as imagens coletadas, mas o dvd não funcionou. Disse que são imagens que comprometem, pois existe resto de material de construção em meio às crianças, carteiras quebradas e amontoadas, quintal sujo e papéis higiênicos mal posicionados às crianças, tudo de encontro ao Estatudo da Criança e Adolescente. Salientou que a escola está diferente das fotos porque após a visita do Professor Erick a direção tomou providências. (Vaias)
Talvez seja prerrogativa do vereador adentrar a estabelecimentos públicos sem prévia recomendação, mas em muitos manuais de vereador, como o da cidade de Maringá, recomenda-se a proceder com urbanidade e moderação uma vez que o Vereador não age individualmente, senão para propor medidas à Câmara.
Acredito que Erick detenha uma boa quantidade de conhecimento, mas falta-lhe sabedoria ao demonstrá-lo.
Às 23h15, em meio às considerações finais de Preguinho, o Presidente deu por encerrada a Sessão, o que deixou o vereador indignado e também ao público, pois havia prometido liberação de fala aos presentes.
Ainda assim uma mãe revoltada com as ações de Erick discursou ao mesmo. Erick permaneceu e prestou bastante atenção à sua fala enquanto os demais integrantes da Casa se evadiam do local. Ela protestou dizendo que foi a própria filha que reclamou das atitudes do vereador na Escola. Dissertou que sai cedo e confia plenamente na escola, a quem dá a guarda de sua filha o dia todo. Disse amar Goiandira e que a Educação e Saúde vão muito bem obrigadas.
Desta vez não quero elencar os vereadores, mas o presidente destoou e sua autoridade não foi facilmente demonstrada.
Com a presença do povo os ânimos se alteraram, à exceção do Erick, o homem sem medo, mas que, por via das dúvidas, foram chamados policiais para garantir a ordem e a integridade.
Viva a democracia!

14 comentários:

Unknown disse...

O tal professor Erick deve estar querendo uma vaga na Secretaria de Educação caso não consiga se reeleger no final do seu mandato de vereador.

Anônimo disse...

cada um no seu quadrado:disse...
Parabéns, pela iniciativa de nós colocar a par
de um assunto tão importante, como este, as reuniões da camâra de vereadores de goiandira.
E ainda gostaria de dizer que é lamentável que um de nossos representantes não tenha educação para pedir licença,e ainda é professor?

Anônimo disse...

Relato infeliz e tendencioso. É preciso ter clareza dos conceitos quando os utilizamos. O que o senhor chama de "caravana da democracia" é muito mais a anti-democracia, pois trata-se de um movimento articulado pelo prefeito, visto que, quem estava ali era justamente sua tropa de choque, na tentativa de inibir a iniciativa justa, legítima, salutar, do Vereador Prof. Erick de exigir a legalidade e moralidade - dois princípios fundamentais da administração pública - para a realização de concurso público para professores do município, como consta na constituição de 1988 que acesso a cargo público dar-se-á pela via do concurso público, salvo exceções de cargo de ordem de assessoria técnica. Mas parece que não é assim que pensa a administração pública de Goiandira, prefere achar brechas na lei para, decerto, para cumprir compromissos de campanha com seus apaniguados. O que é preciso esclarecer aqui, é que não se trata de um debate sobre a escola ou educação - o que seria muito importante - pois aí poderíamos abrir o debate, sobre a escola que queremos, mas enquanto isso não acontece, os iluminados da adminstração pública leva a toque de caixa o que lhes vem na cabeça. Seria preciso esclarecer por exemplo a relação do líder da situação com a escola, qual sua função na escola? ele é o diretor? mas oficialmente é a prof. Leila. Existe alguma portaria nomeando-o para alguma função específica na escola? qual seria essa função? A escola realmente oferece as condições materiais e humanas para funcionar em período integral para todos os alunos? como fica os alunos da fazenda? ou a escola seria mais casca do que conteúdo? Acredito que a posição do Vereador Prof. Erick esteja correta, de acordo com as leis que regem esse país. Deixem que a calúnia e a tentativa de difamação, as mentiras, os boatos e as fofocas sobre a conduta correta para um vereador eleito na legenda da esquerda se espalhem pela cidade, isso concerteza, não calará a voz da esperança, na busca incessante de uma cidade de todos.

Anônimo disse...

Nossa! O que foi aquilo????!!! Mal consegui dormir à noite depois de assistir a insistência de um vereador desvairado, acompanhado por 2 outros de igual opinião, em mexer no que de melhor existe em Goiandira: educação municipal! Quem dera eu tivesse tido a oportunidade que nossas crianças têm hoje: escola de excelente qualidade, refeições de primeira (melhor que de minha casa!), inglês, balé, música , artes, assistência dentária, uniforme, material didátido do COC, etc, etc... Tudo isso de graça!!!!
Professor (será?!) Érick, sugiro que se matricule lá... Nunca é tarde para se aprender como se comportar de maneira correta! A imagem de sua mãe sentada no primeiro banco e assistindo atônita o filho único sendo vaiado e rejeitado pelo povo me reportou ao papel de MÃE, onde tudo o que fazem com nossos filhos nos matam um pouquinho por dentro... Lembre-se mais dela e trabalhe naquilo que realmente precisa ser feito e não a exponha novamente brigando por algo tolo e perdido, algo que está extremamente bem feito e bem estruturado! Arrume uma namorada... o amor move até montanhas... Quem sabe põe juízo em vc!!!!

Anônimo disse...

voce que mae fingir que não entedeu a

Anônimo disse...

Goiandirenses, pelo amor de DEUS, não envergonhe Goiandira.Voces sabem muito bem que o proº Erck, esta correto em dizer as verdades que nos e escondiddo. ele poderia simplesmente ficar em sua casa e esperar para receber como os outros vereadores fazem, mas não ele mostrou pra voce mae que tem filhos na escola o que estava acontecendo se voce fecha os olhos para os seus proprios filhos,coitados, que paiiiiisss!E voce sabe que no dia seguinte da vita do Erick na escola, todos virão sair camionetas da escla cheia de entulios,que vergonha , na porta do João cué ficava todo mundo de olho e busejos,va a escola e pergunte se prossede este comenterio.Acordem,Goiandira precisa melhorar,e o aumento de 6,25 so pra alguns funciorarios ,tambem e especulação do Erick? PARABENS ERICK CONTINUIE ASSIM CONFIAMOS EM VOCE E SUA MAE SO TEM QUE ORGULHAR DO FILHO QUE TEM!

Anônimo disse...

VIVA,VIVA.... ATE QUE FIM UM VEREADOR DE VERDADE EM GOIANDIRA, PARABENS ERICK VOCE ESTA BRILHANTE.

Anônimo disse...

Parabéns prof. Erick, até que enfim temos um vereador que foi capaz de retirar a véu da enganação que cobre Goiandira nos últimos tempos! Aí fica a pergunta: se a escola é uma perfeição, pq no dia imediatamente posterior a visita do vereador erick saíram cãrretas com entulhos e mais entulhos da escola?? Tem alguma coisa errada nisso aí.
Acorda povo de Goiandira!!!! Acordaaaa.....
Quem será q está tapeando o povo, é o vereador Erick que foi capaz de expor a verdade, defender seu ponto de vista ou um outro grupo aí que prefere projetar a imagem de uma cidade e uma educação ordeira e sem deficiencia ?
Fica aí essa reflexão

Anônimo disse...

Engraçado,sabemos que o papel do vereador e de ajudar a população,mas em Goiandira tambem e diferente...quando um vereador começa a agir correto(proºERICK) e com clareza, o povo esta tão mau acostumado que acha errado, pabre goiandirences! pensa bem,para um vereador que realmente penssase no povo,nos pais de familia(e desempregado)teria :2,3,4,cargos fora ser "vereador",+especificamente "CLODOALDO"Éeste ai que voce chama de bom? e os pais... e a caridade de ajudar?mas na eleição deu pra ver o nº de votos lembra? o silvio do setor primavera tirou na qualidade de conhecimento, porCLODOALDO ja ser vereador bem + que este vereador, significa que Goiandira esta de olhos abertos, e + e a contratação de+ funciorarios?Voce pai e que foi lembrado?ou de novo so quem não precisa?Cadê o concurso publico? CLODOALDO,cansado para levantar nas sessões da camara, + não esta para tanto cargo assim?Bem vamos falar de voce ERICK,meu filho va em frente porque Goiandira precisa de gente como voce e + ou - uns 6 iguais, ai meu camarada Goiandira em tamanho , em conseito, em qualidade,em tudo!Olhe proº continue segurando nas mãos de "DEUS", que ELE te guiara!PARABEMS! Que DEUS te abençõe..

Anônimo disse...

Parece que a máscara está aos poucos
caíndo...A verdade é como a luz, se muito forte
cega....mas aos poucos ela vai sendo revelada...

Anônimo disse...

Oi secretario da educação(netinho) voce deve saber que a salas de escolas assumidas por pessoas que não tem nem o curso de magisterio,né.E o que voce vai fazer, se ate agora isto vem acontecendo a 4 anos? sabe bem que para assumir, o professor tem que ter ensino superior, dê uma voltinha nas escolas...na numeguinho,e nas outras...ei vereadores levantem e acorde!Cadê o concurso?Ou devemos dizer oi secretaria da educação Clarinha!

Anônimo disse...

Pegando uma palhinha, neste comentario de cima sobre a educação,e engraçado dizer mas GOIANDIRENSES... eles dizem que a educaçao esta em iº lugar em Giandira, mas fiquei sabendo hoje que numa reuniao com as maes do numeguinho,a diretora disse que realmente la so ela tem ensino superior,mas que nao era problema porque as monitoras de la mesmo sem 2ºgrau sao melhores que quem tem ensino superior.Brincadeira ne? E disse que o rapaz da faxina GRITA COM AS CRIANÇAS DE LA SIM!!!e olha que sao crianças ate 4anos.esta mae tambem me disse que ele havia gritado com a filha dela, barbaridade.Se este(educaçao)e em 1º lugar pense no restante!

Anônimo disse...

ONDE ESTA O SECRETARIO DA EDUCAÇAO? JA SEI,ELE ESTA NA SAUDE...RRRRSSSHCHCRRRSSCHJCH.... E NINGUEM FAZ NADA!!

Anônimo disse...

Ninguém faz nada porque o véu da enganação cobre a cidade. O vereador Erick, na sessão da câmara, foi denunciar as barbaridades que acontecem em Goiandira e foi vaiadooooo!!!Veja sóoo, o povo tá cegooo ou melhor, acho que não querem enxergar.

Postar um comentário