terça-feira, 21 de abril de 2009

Gooooool.... Andira


Recordes do Guiness

http://www.gforum.tv/board/28/308033/recordes-do-guiness-top-10-a.html

“O jogador de futebol mais velho Tércio Mariano de Rezende (Brasil, nascido a 31 de Dezembro de 1921) é actualmente o jogador de futebol mais velho do mundo. Entrou no Campeonato Regional como extremo direito para o Goiandira Esporte Clube, em Goiandira, Goiás, no Brasil.”

Parece-me que tal inscrição no Guiness foi registrada em 2004. Estou aqui para informar que o homem mais “fominha” de bola do mundo ainda desfila pelo gramado, o tapete verde mágico que o faz voar para o mais alto do futebol.
Os números impressionam muito mais se conduzidos por certos caminhos, por exemplo, digamos que jogue desde os dez anos de idade, então equivale a uma carreira de setenta e oito anos futebolísticos.
Digamos que atue apenas duas vezes por semana, então teria jogado 4.134 partidas, ou seja, 8.268 horas, o que daria algo próximo de uma partida de futebol que durasse um ano. Seria o mesmo que dar a volta no planeta correndo atrás de uma bola.
No time do Tércio jogam o filho e o neto. A nora registra cinematograficamente o desenvolvimento da partida.
No time também atua meu cunhado Bill, cinqüentão, que diz que irá quebrar o recorde do Tércio. Se apenas viver até tal idade já seria um grande feito.
Este meu cunhado, no futebol de salão, ainda faz proezas, um craque que lembra muito o Falcão em alguns instantes. Atualmente, no futebol de campo, é apenas um bom jogador.
No interior existem bons jogadores, mas faltam olheiros. O Kadó, maior expressão do futebol goiandirense, ainda atua em Madrid, não como jogador profissional, mas detentor de escolinhas. Ele era a “tabelinha” predileta do meu cunhado.
Hoje é a decisão do campeonato local. O Tércio é finalista. Estão deixando-o no banco, mas ele está reclamando. Também reclama muito dentro das quatro linhas. Pede passe e se irrita. É um jogador de futebol e a experiência extremada não tira as manias.
Eu vi a semifinal no Estádio Elias Jorge, ótimo palco. O campo fica entre uma fábrica de sofá e a Cerâmica Goiandira, de propriedade dos “Marianos” viciados em futebol. As laterais são compostas, de um lado por eucaliptos e arquibancada, do outro por um formoso mandiocal.
Mais de uma centena de torcedores compareceram e, muitos, só não ficaram para o outro jogo, porque o nosso Flamengo seria televisionado em mais uma vitória contra o Botafogo, numa final de taça, noutro belo domingo de glórias em 2009.

0 comentários:

Postar um comentário