sexta-feira, 24 de abril de 2009

A ótica da ética


Ética é uma palavra portuguesa em uso na Finlândia

No Telecurso que faço tenho uma monitora voluntária de nome Betânia, filha de Clarinha, Coordenadora da Educação Municipal.
Até então conhecia como Betânia apenas aquele lugar onde residia Lázaro, o ressuscitado amigo de Cristo. Localizava-se entre o Monte das Oliveiras e o Rio Jordão, onde João Batista batizou Jesus. Ainda neste lugar Jesus se fartou na Santa Ceia e amaldiçoou uma figueira. Sua ascensão aos Céus deu-se daí, certamente do Monte das Oliveiras, onde gozava de muita intimidade com o Pai.
Voltando à Betânia de Goiandira, fiquei muito satisfeito em tê-la como orientadora, pois é bastante didática e domina aquilo que fala.
Na última aula ela deu-nos uma palavra para conceituarmos num prazo menor que dois minutos – a palavra ÉTICA. Eu nada consegui a não ser listar algumas outras que rimassem com ética.
“O que é ética? Resposta poética: É uma palavra escalafobética, fechada, ou seja, hermética, que rima com estética, cosmética, patética, atlética, cética, aidética, dietética e catequética...”
Minha resposta foi alvo de risadas fáceis, mas é que pude dá-la devido ao fato de já conhecer tais palavras de um poema meu feito, há muito tempo, ao presidente Lula:

Mais ético do Brasil

Lula, pra mim, é mais do que ético:
Vamos engoli-lo, mas um tanto acético,
E torcer pra sê-lo também diurético!
Com tantas voltas confirma ser cinético.
A cada situação demonstra ser mimético.
No meio do povo, de cara, frenético
Ele se torna um bravo magnético.
Seu clamor não é tão fonético,
Mas se supera como alfabético.
Deve ter tomado muito energético,
Pois era um garoto esquelético...
Não era pra ter salvação, é genético,
Agora até joga pelada, é atlético.
Fizeram-no isolamento: é hermético.
Ele é muitíssimo sintético
E num somar hipotético
Tem como resultado aritmético
Que está, aos poucos, anacorético!
Lambuzou de melado e se diz diabético;
Barba está de molho devido algum cosmético;
O que é muito escalafobético
É ele ser bem catequético,
Usando-se do apologético,
Negando, chega a ser patético.
Inspira-me até ser profético:
O poder está diarréico e que seja anorético!

Betânia, a única séria, disse que rimei, mas não conceituei - o que faço agora, com mais recursos que na sala de aula:
Ética é uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter.

Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade.

Ética é algo tão inatingível ao ser humano que, no último escândalo de passagens aéreas do Congresso Nacional, parlamentares do dito cujo Conselho de Ética foram denunciados por beneficiar parentes com tais passagens.

Durma-se com um barulho desses.

Se a ética fosse ótica, ainda assim seria anedótica. Uma conceituação já esclerótica, pra não dizer caótica. As pessoas que deveriam empunhá-la são despóticas. Teria uma destinação prazerosa erótica, mas ainda falta a coisa narcótica da nossa Nação não-patriótica.

0 comentários:

Postar um comentário