sábado, 25 de dezembro de 2010

Tia Wal refazendo o Paraíso


Amostra do Natal 2010

"O Papai Noel não passou, mas as renas encheram o saco"

Numa retrospectiva de final de ano, num balanço fidedigno, diríamos que o ano não foi próspero quanto o ensejado, mas sempre é oportunidade de dar graças à vida, como diria o salmista sobre o tempo de plantar e de colher. Eu diria que muitos colhem sem terem plantado, mas o bom mesmo é semear.
Na porta da nossa casa sempre é possível encontrar uma criança abandonada ou um animalzinho, mas no Dia de Natal encontrei uma muda - uma muda de planta! O que será? Quem deixou?
Por um período não muito extenso as divagações continuaram - o certo é que iríamos adotar aquela plantinha desconhecida e ver no que daria.
Isto dado até que, como quem procura sempre encontra, chegamos à autora meliante - a Tia Wal! A Tia do reciclar, a Tia da Biologia, a Tia que sonha como criança!
Como diz minha exposa: "_ A Walkíria não existe!"
Eu concordo, pois é de outro tempo, de outro planeta, de outra humanidade, de outra civilização... mais avançada.
É uma professora que acredita no que faz. Os projetos implantados, sejam quais forem, são conclusos. Ela provoca os acontecimentos. Ela, somente ela, tem os alunos com proveito. Ela vê o aluno como um anjo e não um ser traquina e que merece todas as prioridades ou prerrogativas. Deve ser redatora da "Lei da Palmada".
É uma mãe que amamenta até o leite secar.
É uma orientadora que sabe onde chegar.
É restauradora do que o tempo tombou.
É um rosto sempre "assorisado".
É mais falante que ouvinte sem deixar de ser sábia.
É ação benfazeja ininterrupta. É de fé e de joelhos. É de pedir, multiplicar e de repartir.
Na noite de Natal saiu sacando do saco mudas para mudar o planeta. Não sei quantas, mas vão vingar como tudo que ela apronta e faz.
A muda da nossa porta é um ipê que vai florir valquírias por muito tempo.
Pequenas ações como esta mudam eu e mudam você. Muda o mundo de volta ao Paraíso.

0 comentários:

Postar um comentário