domingo, 6 de junho de 2010

Aventura Ferroviária IX


NONA ESTAÇÃO

PUXA-VIDA! CRUZE OS BRAÇOS SÓ PRA FOTO.

Início de Junho de 2010 quando me encontrei como o Ex-Ferroviário Sebastião Antonio da Silva, o popular Puxa-Vida. Este apelido acompanha-o desde a tenra idade quando saiu de Janaúba, Norte de Minas, e pisou em terras goianas. Quem é do Norte de Minas é quase um baiano. A expressão “Puxa-Vida” é o carro chefe na comunicação deste senhor carismático, sorridente, boa-praça. Uma cútis dourada pelo sol e os cabelos grisalhos, não tanto e que diminuem sua idade setentona. Sua estatura não eve passar de 160 centímetros, mas a firmeza nas palavras e o olhar penetrante dão-lhe ares de um gigante cativante.
Puxa-Vida coisa nenhuma, pois ele não é de se lamentar jamais e detém um bom humor inalterável. Puxa-Vida, embora analfabeto, liderou homens em diversas empreitadas e, diga-se de passagem, homens rudes de difícil doma.
A conversa com ele é uma avalanche de histórias que fica difícil encaixar os fatos num cronograma, mas a errônea ordenação dos fatos no tempo não nos incomoda neste relato das aventuras dos homens ferroviários.
Ele adentrou à Rede Ferroviária logo no início de 1974. De imediato trabalhou uns quatro meses numa equipe de reparos, mas logo foi para a função de cozinheiro, sua classificação de função sem concurso.
Naquela época, por vontade do Feitor Zé Martins, ele foi admitido. Ele sempre sonhara em ser ferroviário e a realização deste sonho ele computa a Nossa Senhora de Aparecida. Ele era um lavrador nas proximidades do Km 127 da Rede, um local próximo ao Povoado do Veríssimo, distrito de Goiandira, quando fora recrutado. Estava muito endividado e há cinco anos incomodava a Padroeira do Brasil em suas rezas clamorosas. Ele recebeu, no meio da mata, onde tirava feixes de lenha para vender, recados para ir à Venda, mas não foi pensando serem cobradores. Por fim, um certo conhecido de nome Miguel Rocha, o buscou para ir fazer exame de saúde em Araguari para ser admitido na Ferroviária. Ele foi chefiando uns quarenta homens, segundo ele mais bobos do que ele mesmo. (Uma risada malandra inunda o ambiente nesta hora da entrevista).
Puxa-Vida é aparentemente um homem fraco, mas naquela ocasião estava ainda adoentado. Com astúcia ele deixou que o médico atendesse a todos e ele se colocou por último. Ele acreditava que o médico iria se cansar e não o consultaria com o rigor inicial. Dito e feito, pois o médico apenas perguntou se tinha algum problema e ele disse estar saudável como um côco. Puxa-Vida atestou-se apto.
Embora tenha tido uma vida um tanto desregrada, ele dá sempre Graças a Deus, o Guia de cada instante de sua vida, pois qual analfabeto recebe como aposentadoria cerca de quatro salários mínimos? Sem intervenção de Nossa Senhora ele estaria vendendo certamente feixes de lenha de um fogo que se apaga.
Puxa-Vida era o chefe da Cantina e o cardápio que ele oferecia à Turma girava em torno dos seguintes ingredientes: arroz, feijão, macarrão, batatinha e jabá, mas com um tempero sem precedentes. Certa vez vieram algumas professoras de arte culinária para ensinar e muito mais aprenderam com o professor da escola da vida, Puxa-Vida.
Certos funcionários, como maquinista e guarda ferroviário, não tinham direito à alimentação e, caso comessem, deveriam ter a matrícula anotada para desconto. Puxa-Vida ignorava tal ordem e alimentava a todos – ele multiplicava a ração não com milagre, mas com uma administração eficiente, pois as etapas eram mais do que suficientes e sempre sobravam. Nem por isto seu pescoço ficava isento da degola.
Meu irmão, Policial Ferroviário do capítulo anterior, viveu à custa de Puxa-Vida um bom tempo, mas Puxa-Vida o ensinou a sempre ter um fogão à mostra no seu cômodo e alguns víveres, como se fizesse sua própria refeição, para despistar a caridade alheia.
Não esquece que quando meu irmão foi embora lhe deixou uma mesa e um moto-rádio. Quem não deve também tê-lo esquecido é meu irmão, pois somos família de pessoas gratas. A gratidão também não falta em Puxa-Vida.
Ele foi minerador em Nova Lima-MG e assistiu muitos companheiros enchendo as botinas de ouro. O ouro ali corria como se água fosse, mas ele não matou a própria sede.
Também foi garimpeiro e, juntamente com um amigo, tirou um diamante de um quilate e oitenta e cinco, o que se equivale a 285 miligramas. Tal pedra foi vendida por Quinze milhões de Cruzeiros, uma boa quantia pra ser dividida entre aqueles pobres diabos.
Ele disse que o amigo era ateu, pois não queria ir com ele à Aparecida do Norte pra dar um pouco do fruto da sorte e do trabalho árduo pra Santa. O amigo disse que santo não come e, neste instante apareceu no garimpo, sabe-se lá de onde e como, um filho deste sócio que estava desaparecido há mais de trinta anos. O rapaz levou o pai pra Brasília, onde tinha um armazém, e conquistou o dinheiro do pai. Disse que em seis meses devolvia com juros de sobra e outros trinta anos já se passaram em que o rapaz mais uma vez desapareceu...
Puxa-Vida bebeu o dinheiro em Ipameri, sua Las Vegas particular. Em Ipameri havia recursos de medicina à população através do 6º Batalhão de Caçadores do Exército, mas as consultas tinham um preço. Puxa-Vida, que também se diz cara-de-pau, levou a esposa para atendimento em altas horas da noite sem sequer um níquel. A Providência não o abandonou, pois o médico ao saber da sua profissão de garimpeiro disse que queria fazer uma anel pra filha. Por extrema sorte Puxa-Vida tinha um diamante de seis pontos no bolso e ofereceu ao médico que aceitou sem pestanejar. Um xibiu, como são chamados estas pequenas pedras, devam custar um quarto do salário mínimo. Tal ato não só pagou aquela consulta, mas várias outras daquele médico militar de traços japoneses que ficou seu amigo sem medida.
Trabalhou também numa mina de chumbo, nas proximidades de Ipameri, na serra do Rio do Braço, mas não ganhou nem tempo de serviço.
Este Batalhão do Exército de Ipameri tinha avião que fazia a rota pra São Paulo. O comandante, devido às dificuldades da população local, dava carona pra quem quisesse tentar a vida em São Paulo. Puxa-Vida ganhou uma passagem, mas adormecido no teor alcoólico perdeu o embarque, ao que dá também graças a Deus.
A ferrovia foi uma mãe, mas no seu início de carreira achou-a madrasta. Ele levava marmita pelo Trole, precursor do alto motriz, que se movimentava tipo remando e, quando vinha a composição em sentido contrário, havia a necessidade de tirá-lo no braço da linha.
Puxa-Vida aprendeu a desenhar o nome com alguns amigos do garimpo e só. Todo seu conhecimento e toda a sua felicidade são proporcionados pelas duras páginas da existência.
Existiu um chefe que ele tem mágoa, pois era só ter festa na cidade que o manda-chuva, por pura maldade, afastava-o e alguns outros para trechos no meio da roça, onde dormiam no chão e muitas vezes ficavam por lá esquecidos sem pão e sem água.
Aposentou-se com a privatização, mas estava disposto a atuar muito mais.
Puxa-Vida foi filmado e entrevistado, provavelmente pela TV Cultura, durante duas horas, para o documentário “Memorial da Rede”, mas não foi agraciado com uma cópia do filme que, com certeza, dá bilheteria.
Na sua infância Puxa-Vida saiu de Belo Horizonte para Goiânia de Maria-Fumaça. Foi a mor à primeira vista, muito embora a viagem tenha durado seis dias. Ele ainda morre de rir da situação do foguista, todo pretinho de carvão, e com um vagão inteiro de lenha pra queimar. Era muito fogo e faísca na cara. Alguma centelha ainda viajava pela janela e iniciava queima de pastagens e matas, pois onde há Maria-Fumaça há fogo.
Ele cita proezas a respeito de um tal Vicente Marô, nas cercanias da Fazenda Raul Gonçalves, também pras bandas de terras ipamerinas. Este tal Vicente Marô era o maioral na Rede antiga que foi talhada na picareta. Ele admitia e demitia com muita facilidade. Até enforcamentos ele promovia aos desafetos. Quem pedia demissão era cercado no meio do caminho, por ordem dele, e vitimado por assalto seguido de morte. Vicente Marô chegou a ter quase quinhentos alqueires de terras, mas para pagar seus pecados seus dois filhos entraram para o sacerdócio, um padre e uma freira.
Puxa vida, eu parei por aqui, mas as histórias do Sebastião não têm fim.

0 comentários:

Postar um comentário