sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cristovam Porta-Bandeira

O Projeto de Lei do Senado, nº 480, apresentado em 16/08/2007, pelo Senador Cristovam Buarque, que determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014, ainda perambula de gaveta em gaveta. O maior problema reside no fato de os dependentes dos políticos já tiverem contraído o vírus da corrupção e transformarem-se em contaminadores do ambiente escolar já um tanto quanto desvirtuado.

O Cristovam é uma mente brilhante, sem dúvidas, mas um Dom Quixote da Educação. Ninguém lhe dá a devida importância nem o status que ele merece. É um eterno Porta-Bandeira deste Carnaval perdedor e não desiste nunca pra completar sua saga.

Ele é a favor da federalização da Educação e eu também, mas a privatização geral do Ensino também me parece uma boa proposta. Recordo agora de algo que li a respeito do custo de um aluno público ser superior à mensalidade de uma Escola Particular. Tal fato devido às perdas no processo educativo diante à corrupção nível a nível, por onde passam e repassam as verbas públicas.

Esta idéia do Cristovam precisa de um efeito dominó, como os três exemplos a seguir:

1) Os políticos deveriam ser julgados e presos tal qual o cidadão comum;

2) Também deveriam freqüentar, obrigatoriamente, o SUS ou não ficam doentes devido à imunidade?

3) Os filhos dos políticos deveriam servir obrigatoriamente às Forças Armadas, pois ocorre justamente o contrário, pelo menos, enquanto eu estava no Serviço Militar Ativo, vi muitos serem dispensados.


Vale à pena sonhar e o Senador Cristovam é o nosso mais rico exemplo utópico.

Apesar de a Educação ser o único modo de alavancar a Nação, eu ainda não a contemplo como a salvadora do caráter, pois todos estes desalinhados que nos governam ostentam algum canudo.

Pais não têm domínio sobre os filhos e caberia à Escola também mais esta árdua tarefa de moralidade, mas o sistema educacional torna muito mais libertino a conduta dos jovens com uma neo-psicologia em derrocada.

Ter Cristo no nome é sinal de cruz pesada e mares revoltos.

1 comentários:

Ellen disse...

Concordo com algumas coisas, discordo de outras. Por exemplo, concordo que os políticos deveriam ser julgados e presos tal qual cidadão comum, que deveriam freqüentar, obrigatoriamente, o SUS(e não deveriam ter como benefício um plano de saúde vitalício válido não só para eles mas para toda a família mesmo após o mandato terminar)e que os filhos dos políticos fossem obrigados a estudar em escolas públicas pois só assim a educação talvez fosse levada mais a sério nesse país. Entretanto discordo que os filhos dos políticos deveriam servir obrigatoriamente às Forças Armadas (apesar que o contrário, como você falou não deveria ocorrer). Também não concordo com a privatização do ensino. Acho que o estado tem que tomar medidas eficazes semelhantes ao dos setor privado na área da educação (almentar o salário de quem tem bom rendimento e demitir os imcompetentes), não se livrar da responsabilidade passando a bola para o setor privado mais uma vez.

Postar um comentário