sábado, 13 de junho de 2009

Espiritismo: Pra quem não acredita no fim.


À Mocidade Espírita de Goiandira

Todo dia, a cada acesso no Orkut, encontro uma palavra amiga e de esperança da Mocidade Espírita de Goiandira, então senti-me num direito da seguinte resposta:
Por intuição sempre tive comigo que não viemos a este mundo a passeio nem pra nos darmos bem. Aqui não é pra turismo paradisíaco, mas um lugar em que somos necessários.
Hoje, como iniciante da cultura espiritual, posso coroar minha tese assim: “O planeta Terra, entre tantos, é um lugar de provas e expiações, escolhidos por nós mesmos, para nosso aperfeiçoamento e daqueles que nos rodeiam, tanto no plano físico ou imaterial. Devemos ser promotores da evolução no caminho da verdade da vida.”
Em síntese, é isto que estudo em Goiandira, todas as terças-feiras, às 19h30min, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo a portas abertas.
Na linguagem espírita é que encontrei algumas respostas para minha racionalidade atuante.
Na cultura evangélica bastaria “aceitar o Senhor Jesus” e já estaria, aqui mesmo, a salvo, próspero, inscrito no Livro da Vida, além de senhor de quaisquer demônios. Parece fácil o propósito.
Na cultura católica, da qual fui parte atuante em todos os sacramentos possíveis, bastaria confessar os pecados em troca de algumas ave-marias e voltaria ao convívio dos eleitos. Assim fica realmente fácil.
Tanto no mundo evangélico ou católico, regido por uma hierarquia de escribas, ofertas e dízimos são mandamentos. No espiritismo nada disso importa e, praticamente, com vendas de livros salutares, a “Ciência, Filosofia e Religião” segue a jornada por todo o mundo, pregando a mais boa-nova e a toda criatura impondo-lhes as mãos.
No Centro Kardecista qualquer membro pode ser dirigente e a doutrina flui como num passe de mágica. Lá não se expulsa demônios, mas os redimem com o “remédium” da compreensão. Lá as dívidas são sempre pagas porque o Maior Credor sempre estende o prazo das mensalidades indefinidamente. O “Pão-Nosso” é um livro de cada dia que nos dá hoje o esquecimento do ontem e a certeza do amanhã.
Não estou fanático, mas um tanto admirado e obstinado a desvendar-me sempre.
Augusto, um amiguinho, costuma dizer que lá no Centro só tem gente bonita e inteligente com orações feito bálsamos de calmaria e as músicas fazem paradas serenas na alma...
Com certeza são conclusões aos olhos do coração e lá, só com o coração mais racional, podemos decifrar as parábolas das vidas em abundância.

11 comentários:

Alessandre Campos disse...

Que a sua escolha seja baseada nos princípios da caridade e da fé raciocinadas. Caridade é doação: doar aquilo que você tem de mais valioso: o amor espiritual. Fé é a certeza: certeza de que você pode fazer muito mais no exercício das Leis Universais!

Rodrigo Marques disse...

Muito interessante suas colocações referentes à Doutrina Espírita. Você conseguiu expor em poucas palavras as principais propostas do Espiritismo.Aproveitando esse espaço virtual, gostaria de publicizar a importância que essa doutrina teve em minha vida, pois graças a Ela pude compreender melhor as ditas "ilusões" que povoaram e/ ou povoam meu imaginário! Hoje, posso dizer, sem sombras de dúvidas, que conhecer Jesus através da Doutrina dos Espiritos foi uma das melhores coisas que ja me aconteceu até o presente momento. Talvez a maior lição que pude extrair dos estudos feitos até o momento contemporâneo é que "Nada está errado conosco, pois o que chamamos de "imperfeição"no mundo são somente as lições não aprendidas ou não entendidas que precisam ser recapituladas, a fim de que possamos aprender sobre nós mesmos, e a respeito das leis que regem nossa existência" HAMMED

ANTONIO MARCOS DE PAULO disse...

Eu sempre achei o Aristeu um cara muito próximo de Deus. Pelo menos, muito mais próximo que a grande maioria dos humanos.
Este texto demonstra justamente isso. Aliás, parece que, quanto mais próximo da divindade, mais o ser humano procura o Divino. É o caso do Aristeu.
O pouco convívio que tive com os ideais do Espiritismo não me deixaram dúvidas quanto à imensa vontade de ajudar ao próximo. Isso, independentemente de eventuais divergências quanto à interpretação dos textos religiosos, já comprova que a doutrina trilha o bom caminho.

Vera Vilela disse...

Amigo Aristeu, o importante é voce achar uma religião que lhe cabe e não o contrário, aí sempre dá um bom resultado. Em todas elas é preciso estar disposto a conhecê-las e a si próprio e parece que isto está acontecendo, então parabéns por ter se encontrado.
Abraços

Anônimo disse...

AO LER ESTA PÁGINA,FIQUEI FELIZ POR SABER K FELIZMENTE ESTOU CERTA NAS DECISÕES K TOMEI.CRESCI NUM CENTRO ESPIRITA,DPS FUI EVANGÉLICA.DAÍ VI O FANATISMO K EXISTE NESSAS IGREJAS AONDE TDO É PECADO E OS MAIORES PECADORES SÃO AQUELES K NÃO ENTENDEM K O MAIOR MÉDIUM K APAREÇEU Á FAÇE DA TERRA FOI É E SERÁ ETERNAMENTE JESUS.É MT FACIL PREGAR O K ESTÁ NA BIBLIA,O MAIS DIFICIL É POR EM PRÁTICA.SEM DUVIDA QUE PARA MIM A DOUTRINA ESPIRITA É A MAIS COMPLETA.AONDE ENSINAM A VERDADE E ACONSELHAM SEMPRE A POR EM PRÁTICA.NUNCA ACEITEI K APENAS ACEITAR JESUS E DAR DIZIMO JÁ ERAMOS SALVOS,PR ISSO SEMPRE FUI MT CRITICADA NAS IGREJAS POR AONDE PASSEI.MAS FIZ VALER A MINHA OPINIÃO QUANDO FIZ A DERRADEIRA PERGUNTA A UM PASTOR.PQ É PECADO FALAR COM OS ESPIRITOS SE ATÉ JESUS FALOU COM O ESPIRITO DE MOISÉS E DE ELIAS ANTES DA CRUCIFICAÇÃO?SENDO ELE O FILHO DE DEUS,NÃO BASTARIA A FÉ DE JESUS'NUNCA ME RESPONDERAM A ESSA PERGUNTA E DIZIAM K EU NAO ERA TEMENTE A DEUS.SOU E MT MAIS K SE CALHAR TDS ELES JUNTOS,PQ RECONHEÇO OS MEUS ERROS E AMO AJUDAR KM PRECISA.SEI K TENHO K CUMPRIR A MINHA MISSÃO O MELHOR K PUDER AKI NA TERRA.POIS SERÁ ISSO K CONTA PARA A MINHA EVOLUÇÃO AKI NA TERRA PERANTE DEUS,PQ PERANTE O HOMEM NADA TENHO A TEMER.FELICIDADES E K O AMOR DE DEUS E SEUS ENVIADOS ESTEJA NOS NOSSOS CORAÇÕES PARA A PRÁTICA DO BEM NESTE MUNDO.

Anônimo disse...

cala bok, isso q falavam p/ mim!!!!

Anônimo disse...

sou uma pobre coitada...
naum sei o q fazer da minha vida ME AJUDE!!!

Anônimo disse...

MICHAEL JACKSON MORREU!!!

Rubeny disse...

Amei sua declaração, e partilho dos mesmos pensamentos e convicções suas...
Somos abençoados por termos encontrado a doutrina Espirita!
Vou utilizar este texto na minha palestra, para exaltar a força, a sublimidade e exatidão da nossa crença.
Deus te abençõe

Anônimo disse...

que texto da biblia,nuz mostra espiritismo em nos os terrenos ?

Anônimo disse...

o que acontece é que em muitas igrejas as pessoas costumam dar muito poder ao que eles chamam de diabo , se cai uma unha ,rponto, a culpa é do diabo

Postar um comentário