sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fizerdes aos pequeninos...


Meu amiguinho Bento

No sei como contabilizar o chamamento à minha pessoa em todos os tempos. Meu pai me chamava de “Nóis Dois”, meus primeiros amiguinhos de “Perna de Pau”, meus desafetos de “Vinte e Nove Trinta”, meus colegas do Exército de “Dentinho” e vão por aí afora.
Existe, entre tantos, um chamado muito especial: KARIKEU! Muitos já me chamam assim e o devo ao Tio Bento, o qual chamo de MACROXA que, sinceramente, não sei o que quer dizer. É a sua linguagem. Sei que ele gosta e abre um sorriso banguela no auge dos seus quase oitenta anos, mas ele fala que tem KRINCA E SEIS.
O Bento tem papo, não enxerga direito, escuta pouquíssimo, cambaleia ao andar e não fala nosso idioma. Ainda assim pretende casar com a cantora e apresentadora Eliane Camargo. Quanta inocência reside neste solteirão inválido.
Pra muitos é mais um bobo da cidade, mas pra quem o conhece é aquela alegria. Ele só toma banho aos sábados e fica muito bravo com quem impor-lhe regras de asseio e higiene.
Ele aprendeu a ser muquirana e, até pouco tempo, quando varria o pátio de um colégio, por meio salário mínimo, exigia muito dinheiro como pagamento. A solução era pagá-lo com notas menores pra dar-lhe um bom pacote.
No auge da sua inocência ainda imita outros bobos da cidade e também figurões. Ele declama orações (Áti Maria sem Graça, Senhor Tô morto debaixo do Céu...), Ladainhas (Mãe da Capiraca (Admirável), Rodái por nós), antigo Repórter Esso e discursos de Getúlio Vargas. Distingue coisa de rico e coisa de pobre como: xícaras, campainhas, chamadas de telefone, enterros, dentre tantas outras palhaçadas que tanto nos faz feliz. Meu portão que abre eletronicamente é de rico, outros de empurrar são de pobre.
Ele discrimina e não pode ser discriminado. Às vezes ele emburra, fica bravo, mas como um cão amigo volta a sorrir de imediato.
Passa grande parte do dia comigo, seu amigão. Eu não procuro contrariá-lo afinal são décadas de excluído.
Desconfiam os mais antigos que um surto de meningite tenha dizimado muitas crianças na sua infância, inclusive um irmão dele faleceu e outra também herdou algumas seqüelas.
Eu acho que essas informações procedem, pois assim relata a medicina como seqüelas de Meningite: Lesões ao nível dos órgãos dos sentidos (déficits na visão ou na audição). Lesões cerebrais graves, que podem levar a atrasos mentais com deficiências motoras ou paralisias. Dificuldades de aprendizagem...
Se viver é difícil encontro nele a força pra ir adiante. Com tantas limitações ele tem medo de morrer e eu, com minha filosofia espírita, não encontro meios de fortalecê-lo.
Eu morro de rir quando ele fala que não quer virar COMBRAÇÃO (Assombração).
É o anjo mais feio que conheço - daqueles que não podemos dar asas que viram encosto, mas eu dei, dou e não sei até quando, pois ele tem reclamado de umas dores que indicam alteração da próstata já avantajada.

1 comentários:

Anônimo disse...

A divulgação de alguns nomes conhecidos por todos trouxe muito desgaste para Jardel dentro de seu próprio agrupamento político eleitoral, para alguns privilegiava uns em detrimento de outros, o pau quebrou literalmente e teve até vereador (a) que começou a romper para depois voltar atrás e se reconciliar. Desta vez por causa dos atos secretos da Assembléia, que segundo eles foi erro do computador, pensam que somos burros não é mesmo? Veio à tona algumas indicações de nosso deputado para cargos em comissão, nada convencionais, é filho de prefeito ganhando mais de 5 mil reais no gabinete de segurança do presidente...

Postar um comentário