sexta-feira, 24 de junho de 2011

Visse o toco?


MANIFESTO DO TOCO

Sou o toco, mas já fui sibipiruna genuinamente brasileira.
Hoje, no auge da minha desimportância, zombam de mim. Meu passado me indica a competência para a destinação. Lembro-me que sob minha proteção, a guisa da sombra fresca, o Manoel se fez Bonito.
Assim como o homem se julga “sapiens” eu sou da linhagem “Caesalpinia peltophoroides”. Minha família da Mata Atlântica era numerosa, verdadeira árvore genealógica! Hoje nada de lógico. Habitávamos no coração da cidade, hoje sem coração.
Os passarinhos agora passarão...
A praça está em desalinho enquanto éramos alinhadas. Grosseiros são aqueles que nos dizimaram.
Minhas flores eram mais coloridas que o ouro e atraíam os abelhudos, o que nos faziam manar mel além do leite.
Iria viver mais de cem anos e com mais de dezoito metros, mas fiquem sabendo que minha imponência e eternidade continuam incomodando. Já não me nutro de seiva e tampouco me importam os raios solares, mas amo as terras araguarinas por quem dei a vida e também posso dar o fogo da paixão.
Nos altos estudos universitários sempre fui indicada como uma boa peça para o paisagismo urbano e fui dizimada, juntamente com a família, por um “secre-otário imunicipal”.
Eu sou candidato a prefeito com meu chapa Edilvo pelos corações partidos. Não tendo família para praticar o nepotismo. Não queira fazer de mim uma cruz para o Edilvo, pois como eu, sempre trabalhou desinteressado pelo chão araguarino.
Vote em mim porque toco não dá galho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bravo!!! Bravo!! Bravo!
Parabéns Aristeu, pela articulação de pensamento e capacidade de criação de um texto melancólico e informativo. Crítico e poético. Contemporâneo e saudosita, capaz de chamar a atenção para a perda de parte da memória da cidade de Araguari.
Abraço!

Jeova Junior disse...

PTA Partido do Toco Araguarino

Para Prefeito: O Toco
Vice: Edilvo Mota
1º secretário: Pé de Manga daqui de casa
Finanças: Pé de dinheiro
Alimentação: Pé de moleque (ou Infancia e Juventude ?)
...Esportes: Pé - Lé (kkkkk)
Cultura: Pé de valsa
Ação Social: Pé de chinelo
Segurança: Pé de cabra
Saúde: Pé de atleta
Comunicação: Pé de ouvido

Enviem seus candidatos.....

Postar um comentário