quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Onde houver água há vida


22/03 – Dia Mundial das Águas


                Há vinte e um anos a ONU, mui sabiamente, brindou o mundo com a Declaração Universal dos Direitos das Águas e este dia ficou consagrado a este líquido classificado em incolor, inodoro e insípido. Com o lugar merecido de pai sei que um bebê fala primeiro o nome da mãe e a seguir o nome da água. Mina é onde existe riqueza ou água.
            Os Direitos da Água, em visão criteriosa, talvez sejam mais importantes que os Direitos Humanos, afinal onde há água há vida, o que torna todo o planeta usuário.
            O progresso, em ritmo de lucro fácil, acabou por levar a níveis mínimos nosso estoque potável. Nossos mananciais tornaram-se esgotos industriais e acumuladores de poluentes domésticos, inclusive sólidos. A manipulação inadequada de pesticidas e extração de minérios destruiu espécies de nossos rios. Em breve estaremos na fase crítica de lidar com a escassez, coisa cotidiana de nossos irmãos nordestinos.
            A água, símbolo batismal em tantas crenças, ou benta ou fluídica, é pura mágica quando desce dos céus em disparada para o mar. Nada a aprisiona: ela fura pedras pra encurtar o caminho, mata a sede e é devolvida por animal ou vegetal, evapora, faz barulho, ilumina-se com raios e é soprada pelos ventos. Assim continua, como colocado nas Escrituras, tal como a Palavra de Deus criando novos caminhos e emoldurando montanhas.
            Em qualquer estado físico da matéria ela se encontra em pleno trabalho. Quando vapor, por exemplo, movimenta máquinas. Na forma líquida movimenta turbinas. Na forma sólida conserva a vida ou alimentos. Impulsionada rompe metais. É a maior ferramenta depois das nossas próprias mãos.
Os egípcios tinham três capitais à beira do Rio Nilo e, conforme suas cheias, eles iam mudando de capital, coisa que não aprendemos e, a cada chuva, desastres e prejuízos incalculáveis são atribuídos à calamidade e segue o bonde do esquecimento.
A mesma água que nos dá segurança alimentar remove as nossas montanhas e esburacam as nossas vidas devido à dependência de mandatários temporários descompromissados.
Não deixemos nossas águas passarem em brancas nuvens. As mulheres tornam-se, nesta luta diária de salvamento do planeta, em protagonistas ao cuidarem do lixo da maneira conveniente e do bom uso do líquido sagrado. Vamos beber bastante água, extensivo a todas as idades, mas sem esquecer que “dia de muito é véspera de nada”.


0 comentários:

Postar um comentário