terça-feira, 27 de julho de 2010

Não basta ser ficha limpa - Tem que ser herói


Meu Irmão Betinho,

Recebi com pesar a notícia da sua candidatura a deputado federal 3193, por Minas Gerais, no PHS. Ser suplente de senador é o meu sonho de consumo. É de se lastimar que um homem íntegro, bombeiro heróico, pai incontestável, irmão inesquecível, filho sem precedentes, avô bonitão e cidadão do bem se misture a esta gentalha. Não há honestidade que não se corrompa na vivência palaciana do poder, principalmente nesta dita Nação Brasileira. Até você estará sujeito a negociatas no covil, apesar do imenso grau de sua honestidade.
Não tenho nada contra o PHS, ainda mais que seu contingente político é diminuto. Quando partidos ficam grandes é que a maracutaia os enlameiam. Quando o Partido é pequeno cabe ao canditato ser grande e você não é tal, no sentido de urna cheia.
Para ser um candidato de expressão deve-se figurar na mídia diuturnamente. Falta de popularidade só se compensa com muito dinheiro e você não tem. Você, como todos os seus irmãos, passou uma vida inteira cumprindo ordens como militar. Este carma familiar ensinou-nos a amar a Pátria e o povo com o sacrifício da própria vida, mas eu acho que não daria minha vida pelos políticos à exceção de você é claro.
Se você ainda fosse um jornalista, um radialista, um ator, um cantor, um jogador de futebol, uma celebridade internética ou até mesmo televisiva suas chances seriam outras – fora deste parâmetro não há urna eleitoral que grite por você.
Eu também sonho com o bem estar da pessoa humana na comunidade e na solidariedade entre todos, mas partir às ruas de um grande estado, como um cão sarnento num propósito político é uma loucura maior que o sonho.
É quase certo que nesta caminhada de tentativa de resolução de problemas coletivos você levará prejuízos desmedidos particulares em torno de um patrimônio insignificante. A não ser que na sua legenda tenha um candidato como o saudoso Enéas que transferiu votos a outros seis do PRONA. Com isto empossou um deputado federal eleito com meros duzentos votos.
Você fala que é um “Nogueira Soares” e que não desiste nunca, mas onde estão os “nogueiras soares” que venceram? Não por falta de capacidade, mas por não desejar mal a ninguém. Grandes conquistas só se fazem com inimigos vencidos e sempre quisemos levar todos abraçados.
Temos direitos aos sonhos, mas cabe-nos o dever do cálculo dos riscos. Para se eleger um deputado federal mineiro há de se ter duzentos mil votos. Eu apenas acredito que você irá contribuir para este coeficiente eleitoral de outro figurão do partido belo-horizontino ou juiz-forense. Falando nisto, o único deputado por Minas, do seu Partido, é muito famoso, escritor e tramita num grande colegiado eleitoral. Em Araguari ele conseguiu uns duzentos votos e você aumentará este número certamente para o partido. O cidadão candidato araguarino, de maior expressão local, no último pleito, teve dez mil votos do total de sessenta mil eleitores araguarinos. No pleito atual até ex-prefeito está na disputa.
Se os bombeiros, categoria a que você pertence, unissem-se a você, com exclusividade, você não chegaria a vinte mil votos em todo o estado, isto considerando também os familiares. Lembre-se, como agravante, que oficial dificilmente vota em praça.
Ainda assim, sem saber como te apoiar, pois nem voto em Minas, vou mentalmente digitando 3193 e te colocando como a melhor solução de um socorro perene para o nosso estado Natal e pelo nosso País das vantagens descabidas.
Não se aborreça com meu pessimismo, mas se tiver uma vaga de suplente de senador me avisa que eu abraço.
O cálculo que te favorece é que ao longo de quase trinta anos de serviço, como Subtenente Humberto dos Bombeiros, com média de dez salvamentos diários, você deve ter socorrido cem mil vítimas, algumas até mais de uma vez, mas a maioria nem viu o rosto do bombeiro ou nem existe ou nem vota. Em todo caso você recebia pra isto e a doação a mais feita no cumprimento do sagrado dever está em cômputo com seu Cabo Eleitoral dum reino que não é deste mundo!
Deus te acompanhe nesta empreitada, porque eu não dou conta disso não...

0 comentários:

Postar um comentário